pdf Constituição de uma coleção de referência e caracterização morfométrica de frutos e sementes de prados de feno.

5 downloads

Download (pdf, 1.19 MB)

2 PF39-40_24-36 Madalena Vaz et al.pdf

Ano: 2020

Autor: Madalena Vaz, Carlos Gaspar, Filomena Rocha, Ana Maria Barata

Título: Constituição de uma coleção de referência e caracterização morfométrica de frutos e sementes de prados de feno.

 

Resumo

Os prados de feno, agroecossistemas mantidos pela ação secular dos seres humanos, estão a desaparecer em toda a Europa, perdendo-se assim uma grande biodiversidade associada.

O projeto SOS PRADERAS teve como objetivo promover a gestão sustentável dos prados de feno e a sua conservação, tentando travar a perda da biodiversidade através de atividades como a diferenciação e a caracterização de frutos e sementes, valorizando assim os prados que melhor definem esse tipo de habitat.

Com este trabalho pretendeu-se elaborar uma coleção de referência, de frutos e sementes, colhidos nos territórios SUDOE, que serviu de base para a caracterização morfométrica das espécies que constituem os prados de feno. Imagens digitais de germoplasma vegetal, conservado ex situ no Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), foram utilizadas com aplicação de técnicas de análise de imagem para obtenção de parâmetros biométricos dos frutos e sementes. Esta metodologia permitiu gerar um arquivo de dados morfométricos, e ainda uma biblioteca de imagens para as espécies em estudo.

Este estudo possibilitou a constituição de uma coleção de referência e a caracterização morfométrica para 228 unidades taxonómicas, constituída por 94 espécies, 57 géneros e 17 famílias, de grande interesse para o conhecimento, identificação das espécies e consequentemente para a valorização dos prados de feno mesófilos.

 

Palavras-chave: Germoplasma vegetal, Territórios SUDOE, diversidade florística, Análise de imagem, Parâmetros biométricos.